Nesta era de transformação digital intensa, a escolha dos sistemas certos para resolver problemas específicos é crucial. Mas será que múltiplos sistemas especializados são suficientes? A resposta é não! A integração é fundamental para alcançar os melhores resultados. Ferramentas de gestão isoladas podem realizar suas funções, mas raramente uma única plataforma cobre todos os aspectos nas análises das múltiplas atividades dos ecossistemas empresariais. É frequente a necessidade de trocar e consolidar dados entre ferramentas, para obtenção de uma visão completa do desempenho operacional e econômico da organização.
Por exemplo, os modelos de inteligência e gestão operacional da plataforma Performancelab permitem medir a eficiência e a qualidade dos serviços, por meio de indicadores de desempenho. No entanto, os valores monetários que devem ser associados a essas entregas estão nos contratos gerenciados pelo ERP (Enterprise Resource Planning). A integração do ERP desenvolvido pela Datamace com o Performancelab preenche essa lacuna, proporcionando uma visão completa dos dados e informações.
A colaboração entre Datamace e Performancelab permitirá também o aumenta do controle e do desempenho operacional, das informações financeiras, dos RH’s etc., ajudando a aumentar o lucro e a consolidação da transformação digital da organização.
Empresas prestadoras e contratantes de serviços recorrentes precisam ter a capacidade de monitorar continuamente os níveis de entregas dos seus serviços. A escolha de ferramentas adequadas para este monitoramento e intervenção nos processos operacionais são a essência de uma boa gestão de serviços. Para tal, considerar diversos fatores, como o impacto da operação no desempenho econômico dos contratos e da empresa, é fundamental para determinação dos resultados, incluindo o tão almejado retorno sobre investimentos (ROI). Os dados operacionais consolidados pelo ERP são essenciais para avaliar o desempenho econômico dos contratos e, em conjunto, os resultados da empresa.
O ERP Datamace tem como missão unificar e automatizar os negócios da organização, através de módulos que gerenciam dados e informações, tais quais; finanças, recursos humanos, contas a pagar e a receber, contabilidade, controle de inventários, planejamento de suprimentos e gerenciamento de ordens de serviços e de compras. Tudo isso em uma base de dados única e integrada. Além disso, o ERP padroniza a forma de fazer negócios, atuando como uma verdadeira metodologia de trabalho e que pode estar associada ao nível de maturidade das áreas de negócios da organização e está entre as recomendações de melhores práticas em gestão.
Já a plataforma Performancelab foca nos processos operacionais, monitorando continuamente a eficiência das operações nas entregas dos serviços e, periodicamente, sua eficácia. Ela permite a intervenção contínua nas atividades operacionais e a transformação de seus dados em informações gerenciais, mostrando o status de cada atividade por meio de indicadores de desempenho, apresentados em relatórios customizados. Esses relatórios também podem fazer a comparação dos níveis das entregas com os procedimentos operacionais padrões (POP’s) projetados paras essas atividades e, por meio dos indicadores, comparar com os parâmetros acordados num provável contrato com SLAs (Service Level Agreement) definidos. A integração dessas medições e sistemas permite uma gestão de serviços precisa, possibilitando controle e correções necessárias para manter o nível das entregas e, por fim, prestar contas do desempenho da organização aos acionistas.
Como conclusão, destacamos que é difícil imaginar negócios administrados sem ERP, se almejam atingir o formato “data-driven” (orientados a dados). No setor de serviços recorrentes, tanto para fornecedores quanto para os contratantes, a integração das atividades operacionais com os benefícios do ERP é fundamental para um desempenho diferenciado e superior. Um processo bem gerenciado e melhorado continuamente pode reduzir erros, encurtar os tempos de conclusão das atividades, melhorar as cargas de trabalho, identificar desperdícios, eliminar retrabalhos e aumentar o desempenho geral dos negócios. A otimização dos processos de negócios também pode aumentar a consistência, a qualidade e conformidade, reduzir riscos e fornecer maior visibilidade para clientes e executivos e, finalmente, como parte principal das consequências, aumentar o lucro.
Fernando Só – Engenheiro, MSc, Fundador e CEO da Performancelab Sistemas.
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